Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Notícias

10/12/2020

Entrevista exclusiva com Nanette Blitz Konig sobrevivente do holocausto e amiga de Anne Frank

- Fonte: ESA OAB SP

Programa Falando em Liberdade apresenta a entrevista exclusiva com sobrevivente do holocausto.

Entrevista exclusiva com Nanette Blitz Konig sobrevivente do holocausto e amiga de Anne Frank

O programa Falando em Liberdade, apresentado por Flávio de Leão Bastos Pereira e produzido pela ESA OAB SP, apresenta a entrevista exclusiva com Nanette Blitz Konig, sobrevivente do holocausto e amiga da escritora judia Anne Frank, morta no campo de extermínio Bergen-Belsen.

Nanette Blitz Konig nasceu em 6 de abril de 1929, em setembro de 1943, sua família é presa e levada para o campo de transição de Westerbork. Em 15 de fevereiro de 1944, eles são deportados para o campo de concentração de Bergen-Belsen. No final de novembro de 1944, o pai de Nanette morre, e no início de dezembro, o irmão de Nanette e sua mãe são transferidos de Bergen-Belsen e ela permanece sozinha. Seu irmão morre no campo de concentração de Oranienburg, e sua mãe é deportada para uma mina de sal em Beendorf para trabalho escravo, vindo a falecer em abril de 1945 durante uma viagem de trem que tinha destino a Suécia.


Em janeiro de 1945, Nanette é enviada para outra parte do campo de Bergen-Belsen, conhecida como campo pequeno para mulheres. De lá, ela vê Anne no chamado "campo grande de mulheres", através da cerca de arame farpado. Estes dois campos tornam-se um só, depois que a cerca de arame farpado é retirada, em fevereiro de 1945. Nanette procura por Anne e se encontra com ela e sua irmã, Margot. Nanette sobrevive a Bergen-Belsen e é salva pelo major britânico Leonard Berney. Depois da guerra, ela passou três anos hospitalizada por ter contraído tifo, doença que matou Anne Frank. Nesta época, ela recebe do pai de Anne, Otto Frank, um exemplar do livro escrito pela filha, “Het Achterhuis” (O Anexo Secreto). Quando se recuperou, foi morar na Inglaterra, onde conheceu o atual marido, John Konig, que é húngaro. Em 1953, os dois se casaram e mudaram para o Brasil logo em seguida.

Atualmente, Nanette dá palestras de conscientização sobre sua vida e o holocausto. Em 2015, ela escreveu o livro "Eu Sobrevivi ao Holocausto", onde conta em detalhes o que passou durante a guerra.

Clique aqui e assista a entrevista completa disponível no canal da escola no YouTube

Av. João Paulo I, 782 - Pq. Monteiro Soares, São Paulo - SP  -  (11) 3978-9073 ou (11) 3978-4428  -   nossasenhoradoo@oabsp.org.br


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL